PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES


MARIA THEREZA GOULART - A DAMA POLÊMICA

Naquela noite, Maria Teresa escolheu um vestido azul-piscina e optou por prender os cabelos negros no alto da cabeça. Quando subiu ao pequeno palanque de 1,60 metro de altura postado na praça da República, em frente à Central do Brasil, no Rio de Janeiro, fez-se silêncio entre os 100 mil presentes. Eram 19h44 de 13 de março de 1964.

Ela ainda não sabia, mas, aos 24 anos, a primeira-dama mais bonita que o país já teve participava do primeiro e último comício ao lado do marido, João Belchior Marques Goulart, 20 anos mais velho. Dezoito dias depois daquela noite, o presidente João Goulart, o Jango, seria apeado do poder por um golpe de generais que daria início à ditadura militar que vigeu até 1985.

Segundo alguns historiadores, o golpe viria de qualquer maneira, mas o que ficou conhecido como Comício da Central do Brasil o precipitou. Para outros, a concentração daquele dia serviu apenas para provocar os conspiradores e assim uni-los mais em torno do mesmo objetivo, derrubar Jango.

Em discurso de 65 minutos, João Goulart anunciou que havia assinado decreto que encampava todas as refinarias particulares de petróleo e outro que desapropriava e destinava à reforma agrária terras em torno de ferrovias e rodovias federais e pedia reforma urgente da Constituição, "acima da qual está o povo".

Na mesma noite, o então deputado federal (PTB) e ex-governador gaúcho Leonel Brizola sugeriria como "única solução" pacífica o fechamento do Congresso e a formação de uma assembléia constituinte, formada por "camponeses, operários, muitos sargentos e oficiais nacionalistas".

Quando seu marido, João Goulart foi empossado presidente do Brasil, Maria Tereza tinha apenas 21 anos. Foi a mais bela primeira dama que este país já teve. Linda e chique, foi um sopro de juventude e frescor no sisudo e atrasado cenário político brasileiro.
Apesar da idade, foi uma das fundadoras da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e ajudou a levantar a então iniciante alta-costura brazuca. O famoso Denner era quem cuidava de seu guarda-roupa.
A revista americana ''People'' a elegeu uma das dez mulheres mais bonitas do mundo.

Maria Thereza se encontra com 71 anos, em plena atividade e muito linda como sempre foi.

Sem comentários: